sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ortodoxia e os Santos Sacramentos da Igreja Oriental

A ORTODOXIA


É a autêntica religião cristã, pregada por Nosso Senhor Jesus Cristo, transmitida pelos Apóstolos, aos seus próprios sucessores e aos fiéis e preservada zelosamente em sua pureza cristalina pela igreja Ortodoxa, através dos séculos. É a Doutrina certa e justa, compreendida, sem substração e sem acréscimo, nas Sagradas Escrituras, na Tradição e nos Sete Concílios Ecumênicos. É a Doutrina ensinada e pregada pela Igreja Ortodoxa, para glorificar a Deus e salvar as almas. É Ortodoxo aquele que segue a Doutrina reta e verdadeira de Jesus Cristo. Chama-se ORTODOXIA a Doutrina que observa os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, reverenciadas e pregadas pela Igreja Ortodoxa.

A SANTA IGREJA ORTODOXA


A Igreja Ortodoxa professa a Doutrina autêntica de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal qual foi
revelada pelos seus próprios lábios e exercida pelos Apóstolos, no primeiro século da Era Cristã, na então, Palestina e nas cidades de Jerusalém, Damasco e Antioquia.
Obedece aos mandamentos, procede de acordo com a vida da graça que nos legou por Sua morte e edificou pelos Sacramentos, crê na vida eterna, observa os ensinamentos dos Sete Concílios Ecumênicos e persiste estreitamente unida a seus pastores, Bispos e demais Sacerdotes Ortodoxos, continuadores, em linha direta, das obras dos Apóstolos. Reconhece como chefe único da igreja, sem comparsa ou legatários, a Nosso Senhor Jesus Cristo que nos dirige, ensina e eleva. É depositária da Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo e prosegue em todo o mundo a Sua obra de amor e salvação.
Deus prometeu à Sua Igreja, a assistência do Espírito Santo e a sua união com ela até à
consumação dos séculos, a fim de não cair no erro, nem falhar nos seus ensinamentos.

O FUNDADOR DA SANTA IGREJA ORTODOXA



A Igreja Ortodoxa foi fundada unicamente por Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a fé dos Apóstolos, na cidade de Jerusalém, quando enviou o Espírito Santo, prometido, que apareceu como línguas de fogo, distribuidas, para repousarem sobre cada um deles, no senáculo, onde estavam reunidos, no dia de Pentecostes, com a Virgem Maria e os Discípulos. (At. 2, 1-4).
Assim, iniciou-se a primeira Comunidade Cristã, ou crentes em Jesus, formando a primeira Igreja Cristã. Como é o próprio Jesus, Sua Doutrina é Divina, sobrenatural, revelada por Deus, para a Salvação da humanidade.
Cristo permanece com Sua Igreja, até a consumação dos séculos. É Sua única Cabeça e chefe. Na Igreja de Jesus, não existem chefes universais e infalíveis, acima de todos os Bispos e Concílios. Somente, uma autoridade Suprema: CRISTO, seu FUNDADOR, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. De Jerusalém, aos países vizinhos, o Evangelho foi pregado pelos Apóstolos desde àquele momento.
Foi na cidade de Antioquia, onde os primeiros crentes em Jesus Cristo, começaram a chamar-se, pela primeira vez, CRISTÃOS, denominação digna e saudável que usamos até hoje. (At. 11,26).

O SACRIFÍCIO DA MISSA

A Eucaristia não é somente um Sacramento, mas também, um Sacrifício, em cujo cerimonial Jesus Cristo é oferecido como Vítima Propiciatória.
É o mesmo Sacrifício da própria Cruz, pelo qual Cristo correspondeu ao desejo do Eterno Pai, redimindo a humanidade, de seus pecados, porém, realizado, nos Altares, pelos Sacerdotes, de maneira incruenta, contudo real. Necessariamente, é o mesmo Sacrifício da Cruz. No centro é feita a Consagração do pão e do vinho, no Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Esta Consagração não se efetua só pelas palavras de Cristo, na Última Ceia: "Tomai e comei;
bebei todos...", mas ainda pela sua condição essencial que é a EPIKLESIS, ou oração de
invocação ao Espírito Santo para que se realize a transmutação.
Portanto, a Consagração é realizada pela invocação das três Divinas Pessoas, da Santissíma Trindade.


Os Sacramentos na Igreja Ortodoxa

Na Ortodoxia o número 7 e a atual lista para os sacramentos apareceu muito tarde, lá pelo século XVII, basicamente por influência latina. O número 7 em si não tem nenhuma importância doutrinária e ainda se entende que há muitas praticas na Igreja que possuem o caráter sacramental e são chamados de sacramentais como por exemplo a profissão monástica, o serviço para o enterro de um falecido, etc. Tanto os sacramentos como os sacramentais se caracterizam tanto pela graça invisível como pelos sinais visíveis. No que diz respeito aos 7 sacramentos os quatro primeiros são obrigatórios e os três últimos são opcionais. A confissão e a eucaristia evidentemente não são recebidos uma única vez mas devem ser recebidos inúmeras vezes durante a vida. Os sacramentos não são igualmente importantes uma vez que o Batismo e a Eucaristia predominam como o centro da vida cristã.

O Santo Batismo

Na Ortodoxia não só se batizam crianças como também logo em seguida elas recebem o crisma e a eucaristia pois em momento algum a Igreja se acha no direito de privar alguém desses sacramentos. Duas características importantes do batismo na Ortodoxia é que é normalmente feito por imersão em água e SEMPRE se batiza em nome das três pessoas da Trindade. Para a Ortodoxia o batismo por simples aspersão deveria ser usado somente em caso de emergência e nunca como regra. O batismo é o sacramento de iniciação cristã que nos perdoa todos os pecados e nos faz membros da Igreja que é o corpo de Cristo. Na Ortodoxia o batismo é ministrado normalmente pelo Bispo ou pelo Padre mas, em caso de emergência, o batismo pode ser ministrado pelo diácono ou por qualquer pessoa desde que seja cristã.

O Santo Crisma

A crisma é uma extensão do Pentecostes onde a pessoa crismada (em geral a criança recém batizada) recebe o Espírito Santo. A crisma na Ortodoxia é normalmente ministrada pelo padre (e não pelo bispo) mas o óleo usado que é chamado de Crisma (ou Myron) é benzido pelo bispo (modernamente somente o bispo que é primaz de uma Igreja Autocéfala pode fazer isso). O sinal da cruz com o óleo é feito em várias partes do corpo do crismando e não só na fronte e o sacerdote repete “Selo do dom do Espirito Santo”. A crisma esta relacionada com a fé da pessoa e por isso quando um católico romano é recebido na Ortodoxia através de uma Igreja de tradição grega o mesmo é recebido através do sacramento da crisma.

A Santa Eucaristia

Na Ortodoxia as pessoas recebem sempre a eucaristia nas duas espécies, ou seja, sempre o corpo e o sangue de Cristo. Acredita-se plenamente na presença real de Cristo na eucaristia e o pão se torna realmente (e não simbolicamente) o corpo de Cristo e o vinho realmente o sangue de Cristo embora a palavra latina "transubstanciação" seja em geral evitada uma vez que a ortodoxia não fica fazendo especulações e se limita a crer no mistério. Uma diferença que existe entre a igreja romana e a Ortodoxia é que para a igreja romana a consagração ocorreria no momento da recitação das palavras da Instituição, ou seja, "Isto é meu corpo...", "Isto é meu sangue...", já para a Ortodoxia a consagração não ocorre num momento definido mas só é tida por completa após a Epiclesis, ou seja, a invocação para que o Santo Espírito desça sobre os santos dons e que na liturgia bizantina é posterior a recitação das palavras da Instituição. Outra diferença é que se usa pão fermentado para a eucaristia. A eucaristia é entendida como um sacrifício, não um outro sacrifício, mas o próprio sacrifício de Cristo na Cruz. Assim sendo, dado a imensa importância da Eucaristia, se faz um intenso jejum e não se pode comer ou beber nada desde as zero hora do dia que for receber a Eucaristia. Após a Eucaristia as pessoas também recebem um pão bento chamado Antidoron que é em geral do mesmo pedaço de pão que foi usado para a eucaristia mas que não é consagrado. Todos os presentes, ortodoxos ou não, são convidados para receber o Antidoron.

A Santa Confissão

É o Sacramento pela qual as pessoas dizem seus pecados ao padre e recebem a absolvição de pecados cometidos após o batismo. Na Ortodoxia não há confessionários podendo a confissão ser feita em qualquer lugar conveniente da Igreja, em geral imediatamente na frente do iconostasio, e tanto o padre como o penitente ficam ambos em pé ou as vezes ambos sentados e não um ajoelhado e outro sentado como ocorre normalmente na igreja romana.

As Santas Ordens

Há três Ordens maiores, diácono, padre e bispo, e duas Ordens menores, leitor e subdiácono. Na Ortodoxia um homem casado pode ser tanto diácono como padre porém deve se casar antes mesmo de ficar diácono. O diaconato é algo permanente e não um mero estágio para se chegar ao sacerdócio e assim há muitos diáconos que não tem interesse em ficar padre. Um diácono é necessário para a plena celebração da missa. Uma vez recebida uma Ordem maior não se permite mais casamento, assim um padre ou diácono casado que fica viúvo não pode mais se casar. O clero ortodoxo se divide em dois tipos. O clero "branco" que são os casados e o clero "negro" que são os monges. Em principio um homem solteiro antes de receber o diaconato deveria antes fazer os votos monásticos (mesmo que não vá viver em mosteiro) porém isso nem sempre acontece e assim existem diáconos e padres "celibatários" que são solteiros, não podem se casar por já serem ordenados e não são monges mas nada impede que se tornem monges depois bem como um padre viúvo também pode ficar monge. Isso é importante pois os bispos somente são escolhidos dentre o clero monástico. Muitas pessoas gostariam de ver restaurado o diaconato feminino. Diferente do ocorreu no ocidente onde as diaconisas parecem ter sido apenas leigas (ou se quer dizer que tenha sido apenas isso) no oriente as mulheres diaconisas realmente recebiam a primeira ordem maior exatamente da mesma maneira que os homens. A Igreja Ortodoxa nunca aboliu a ordenação de diaconisas porém lá pelo século sexto ou sétimo isso caiu em profundo desuso e sumiu completamente lá pelo século nono. Já no que diz respeito a Segunda Ordem maior a situação é bem diferente. Nunca houve mulheres padres e na Igreja Ortodoxa muito provavelmente nunca haverá. Na Ortodoxia as ordenações ocorrem sempre dentro da liturgia e nunca se ordena mais do que uma pessoa por vez. A ordenação ou sagração de um bispo requer a presença de três (ou no mínimo dois) bispos. Ainda sobre os bispos ortodoxos é muito importante lembrar que eles tem a Sucessão Apostólica ininterrupta, possuem a plenitude do sacerdócio e dos sacramentos e são todos iguais entre si, sendo que Metropolitas, Arcebispos, Patriarcas, etc, se distinguem apenas pela hierarquia e pela honra mas são igualmente sucessores dos Apóstolos e nenhum é melhor ou mais apostólico que outro.

O Santo Matrimônio

É o sacramento pelo qual Deus abençoa um casal para que cumpra a vontade de Deus da continuação da espécie humana. Na Ortodoxia em hipótese alguma a pratica sexual é permitida fora ou antes do casamento não importando se as pessoas pretendem se casar uma vez que não se deve antecipar o sacramento. Não se permite também o casamento homossexual. A Igreja Ortodoxa permite o divórcio uma vez que Cristo ao falar da indissolubilidade do casamento abriu uma exceção Mt 19,9 e assim a Igreja com sua autoridade dada por Cristo abriu outras. Porém o casamento é entendido para ser perpétuo e o divorcio é visto como uma tragédia. Caso o divórcio tenha sido assegurado pela Igreja se permite novos casamentos porém de uma forma penitencial. Se permite até três casamentos mas um quarto é completamente proibido. Uma das partes mais bonitas do casamento ortodoxo (bizantino) é a coroação e a bebida do vinho que recorda as bodas de Caná

A Santa Unção

Para a origem desse sacramento veja Tiago 5,14s. Esse sacramento tem por objetivo o bem tanto da alma como do corpo. Esse sacramento serve no caso de uma pessoa doente tanto para restabelecer a saúde (se for a vontade de Deus) como eventualmente para preparar para morte. No entanto o óleo santo na Ortodoxia nunca foi entendido como "Extrema Unção" e nem mesmo deveria ser chamado de "Unção dos Enfermos" uma vez que pode ser administrada a pessoas perfeitamente saudáveis e de fato é em muitas paróquias na quarta feira a noite e na quinta feira de manhã na semana santa.

Celebrações e Igrejas no Brasil

CELEBRAÇÕES DOS SANTOS SACRAMENTOS

Divina Liturgia (Santa Missa) / Batismo / Crisma / Eucaristia / Confissão / Matrimônio / Santa Unção

Igrejas, Paroquias e Missões nos seguintes endereços:

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(Rito Bizantino Ocidental e Oriental)
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E-mail: igrejaortodoxabizantina@gmail.com / luizximangoo@hotmail.com / uaocbrasil@yahoo.com.br
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Mons.: Pe. Francisco Chagas Silva ( Samuel )
Vigário Proto-Eparkial Geral
Rua 7 de Setembro nº 405 - Bairro Santo Antônio
Davinópolis – MARANHÃO
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E-mail: luizximango@ig.com.br ou luizximangoo@hotmail.com igrejaortodoxabizantina@gmail.com

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ARCHICURATO EPISCOPAL APOSTÓLICO NO MARANHÃO
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Mons. Arc. Crisóstomo: (Luiz de Souza MARTINS)
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E-mail: luizximango@ig.com.br / igrejaortodoxabizantina@gmail.com

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Rua 7 de Setembro nº 405 - Bairro Santo Antônio
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Cura Episcupos e Administrador Apostólico
R. 01 Qd 06 Casa 12 Conj. Tambaú – Paço do Lumiar-MARANHÃO – BRASIL

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Missão Cristã Ortodoxa Santa Mãe de Deus e São Sebastião´
Comunidades: Uiramutã, Mucajaí, São Raimundo, Mutum, Água Fria, Toboca e Rorainopólis Cura Episcupos e Administrador Apostólico
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Rua 507 – Quadra 207 – 1593 – Bairro Silvio Botelho
Bom Vista - RR – Cep. 69314-560 - Fone: (95) 9961-1681

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Cura Episcupos e Administrador Apostólico
Mons.: Estevão(Antonio Felismino Reis PEREIRA)
Rua 507 – Quadra 207 – 1593 – Bairro Silvio Botelho
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Cura Episcupos e Administrador Apostólico
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Travessa 1, casa 39 – Cep: 77925-000 - Bela Vista - São Miguel do Tocantins – TO

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Santo Antonio de Pádua

Mons. : (Jodaci Rodrigues Lima) Administrador Paroquial
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Vinte Mil - Carrasco Bonito – TO

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Comunidades: São Felix, Centro do Moacir e Praia Norte
Administrador Paroquial
Agrovila Boa Esperança – Praia Norte - TO

Missão Cristã Ortodoxa São José
Proto-Diacono Janecelio
Cacheado - Carrasco Bonito – TO
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Cura Episcopos e Administrador Apostólico - Bispo Eleito
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Casa Paroquial: Avenia Mangueirão - Nº 34 Bengui
CEP: 66640-480 Belém - PA - FONE: (91) 9612-0595

Padre: Manoel Duarte de Carvalho Neto
Proto-Diacono: Vladimir Valeriano Maia Ferreira Platilha
Diacono: Gilmar Piedade da Silva

Paróquia Ortodoxa Santíssima Mãe de Deus e Santo Expedito
Travessa Oliveira, n° 24 –Cep: 67035-999 – Heliolândia Rural - Distrito Industrial – Ananindeua - PA
FONE: (91) 9612-0595
Email: padrematias@uol.com.br

Igreja Orthodoxa Catholica Bizantina no Brasil
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Mons.: Elvino Matias Oliveira

Proto-Diacono: Vladimir Valeriano Maia Ferreira Platilha
Diacono: Gilmar Piedade da Silva
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FONE: (91) 3285 - 1665

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Cura Episcopos e Administrador Apostólico - Bispo Eleito
Mons.: Elvino Matias Oliveira
Casa Paroquial: Avenia Mangueirão - Nº 34 Bengui
CEP: 66640-480 Belém - PA - FONE: (91) 9612-0595


EPARKIA GERAL NO BRASIL

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Igreja Orthodoxa Cathólica Bizantina no Brasil - IOCB

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QUEM SOMOS

Estamos apresentando a Eparkia da. Com as Paróquias e Missões no Brasil, sob as bênçãos de Deus, queremos melhor servir os trabalhos Pastorais da Proto-Eparkia Geral no Brasil, pelo bem de servir os anseios de nossas comunidades. Na Graça do SS. Pantocrator e da SS. Theotocos, Mãe de Deus e da Santa Igreja. Podemos assim, atender melhor as nossas Igrejas, comunidades e missões espalhadas nestas regiões brasileiras. Por Cristo Nosso Senhor, queremos também manter a intercomunhão entre todos os Cristãos das Igrejas Anglo Latina e Bizantina - Ritos Ocidental e Oriental e entre seus membros, para que cresçamos na Graça e no conhecimento do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, como Pastor e Bispo Supremo da Igreja Ortodoxa Catolica Bizantina no Brasil e de toda Santa Igreja .

Informações:


Catedral Ortodoxa do Santissimo Redentor
Bispo Eleito para o Brasil
Mons. Crisóstomos

Av. Industrial 754 - Bomsucesso - Cep: 65919-230
Imperatriz Maranhão - Brasil
Fones: 55 99 9137 - 0302

E-mail: igrejaortodoxabizantina@gmail.com / luizximangoo@hotmail.com / luizximango@ig.com.br